"Pra quem gosta de nós,
é um prato cheio
Vela vai veloz
Vamos sem receio
Pra quem gosta de nós..."
Pra quem gosta de nós todas as conquistas que temos é importante.
Estou me formando. Daqui à 15 dias é a festa. Tirarei meus amigos de suas casas e farei eles rodarem durante duas horas e meia dentro de um carro para podermos comemorarmos juntos. Em março é a vez de Dani, que anda curtindo o Rio de Janeiro. Espero que onde ela esteja, não esteja sendo atingido pelas chuvas.
Bom, tirando a formatura, pra quem gosta de nós é importante entender, compreender e saber perdoar todos os nossos defeitos também. Ontem, fiquei até duas horas da matina, quase três, numa conversa que nem sei como entrei, com uma amiga que guardava durante meses mágoas e chateações por frases mal ditas e besteiras que para ela eram importante. Enquanto conversavamos, lembrei da música de Balão Mágico:
"Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-Parece meio estranho, heim!
-Rum!
-Também um bico de pato
E um jeitão de sabiá...
Mas se é amigo
Não precisa mudar
É tão lindo
Deixa assim como está
E eu adoro, adoro
Difícil é a gente explicar
Que é tão lindo...
Se tem bigodes de foca
Nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo, né tio?
-É!
Mas se é amigo de fato
A gente deixa como ele está...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
É tão bom se gostar
E eu adoro!
É claro!
Bom mesmo é a gente encontrar
Um bom amigo...
São os sonhos verdadeiros
Quando existe amor
Somos grandes companheiros
Os três mosqueteiros
Como eu vi no filme...
É tão lindo!
Não precisa mudar
É tão lindo!
Deixa assim como está
E eu adoro e agora
Eu quero poder lhe falar
Dessa amizade que nasceu
Você e eu!
Nós e você!
Vocês e eu!
E é tão lindo!...
-Tio!
-Heim!
-É legal ter um amigo, né?
-É maravilhoso
Mesmo que ele tenha
Bigodes de foca
E até um nariz de tamanduá
-E orelhas de camelo tio, lembra?
-Orelhas de camelo?
-É tio!
-É mesmo, orelhas de camelo!
Mas é um amigo, não é?
-É!
-Então não se deve mudar!"
E enquanto ela reclamava das coisas ocorridas seis meses antes, que nem mais lembrava, e de minha pretensa grosseria quando estou impaciente, eu cantava essa música, pensando em todos os defeitos delas e de nossos amigos que me fazem rir e me exasperam.
Somos amigos há dez anos praticamente. Passamos por várias coisas juntos. Momentos alegres. Momentos tristes. Acho que já deveriamos ter nos acostumados com nossas peculiaridades. Nossas trejeitos de ser. Não somos santos. Não somos perfeitos. O que importa é saber que podemos contar com as pessoas, quando precisamos. E isso, os meus amigos durante o ano do caos me mostraram que estariam presentes.
Então, porque não aprender a perdoar? Aprender a entender e reconhecer os nossos erros também, pra quem gosta de nós isso é um prato cheio.
Em paralelo a isso, termino uma amizade louca de dez anos. Vez por outras somos forçados a dar a mão a palmatória e descobrir que somos mais amigos do que a pessoa com a qual estamos interagindo. Algumas vezes podemos deixar passar as falhas; mas em outras vezes, quando nos machucamos com essas falhas o mehor a fazer é se afastar. Concordam?
Somos humanos. Podemos ser grossos, desligados, eletricos, calmos, pacientes, impacientes, feios, bonitos, dementes, atrasados, generosos, bondosos, esquecidos, ingratos, gratos. Errar é humano e como diz o samba antigo
"Errei, quero uma chance pra recomeçar"
Dizem que pau que nasce torto morre torto
Eu não sou pau, posso me regenerar
Hoje, faço esse texto para os meus amigos. E os seus também. Pensem sobre.
Aprendam a ter compaixão, a perdoar, a ver o lado bom das pessoas e deixar que esse sobressaia de seus defeitos. Aprenda a observar o lado bom das situações e mesmo que tudo não sendo perfeito como imaginamos, foi perfeito ao seu modo.
E que a amizade é linda, e se fossemos perefeitos realmente, ia ser muito chato ter um amigo assim. Ame e deixe que o amor transforme os defeitos em risadas. Exaspere-se no momento certo. Reclame quando doer. Mas aprenda a perdoar. Não deixe um amigo cair de conceito. Se decepcione, mas aprenda a perdoar. Algumas coisas devem ser pra sempre...
Beijocas estaladas... Porque... Pra quem gosta de nós é um prato cheio...
rsrsrsrsrsrsrsrsrs
ResponderExcluirAninha me disse, certa vez, uma frase que nunca esquecerei... a frase é de Shakeaspeare "Não precisamos mudar de amigos se entendermos que eles mudam...".
Simples assim.
E que lindo é cultivar uma amizade... rindo, estando presente, sendo espontâneo... ser amigo é ter a prerrogativa de SER FELIZ, de poder dizer a verdade... mas se a vida caminha por caminhos distintos do "imaginado", é compreender, perdoar, amar, desejar o bem...
No final do dia, não existe nenhum vencedor ou perdedor quando se trata de amizades... apenas pessoas mais próximas (ou não), pessoas mais felizes (ou não); e como toda relação entre seres vivos, é passível de escolha, é opcional...
E como disse Cecília...
"...Sei que canto e a canção é tudo.
Tem sangue eterno e asa rimada.
Sei que um dia estarei mudo,
mais nada".
Um beijo. E um muito obrigado pelo compartilhamento de experiência. Isso é vida...
=D
Cecília disse essa frase toda aí?? Pois, é... o que fazemos com nossas experiências é que diz como somos... e como você disse a escolha é opcional... Que saibamos fazer a escolha correta.
ResponderExcluir